Cirurgião de coluna

Cirurgião de coluna: como escolher o especialista ideal?

Confira dicas essenciais que ajudarão você na hora de escolher o melhor cirurgião de coluna.

Todos os anos, milhões de brasileiros com dor nas costas procuram a ajuda de um profissional especializado em coluna. São diversos os problemas que tornam a dor nas costas a principal causa de queixa entre pessoas com menos de 45 anos, e muitos precisam de intervenção cirúrgica. Mas como escolher o melhor cirurgião de coluna?

Antes de tudo, é importante saber qual especialista procurar. É muito comum surgirem dúvidas sobre qual é o médico mais indicado para atender problemas na coluna.

Qual especialista devo procurar para realizar uma cirurgia de coluna?

Geralmente, o médico especialista em coluna é um cirurgião ortopedista ou neurocirurgião. Ambos podem se especializar em cirurgia da coluna, e atuar oferecendo tratamento para condições que afetam a coluna cervical. Eles são capazes de avaliar, diagnosticar e tratar problemas que afetam a coluna.

Uma das principais diferenças entre eles é o foco em áreas diferentes do corpo. Enquanto o neurologista é mais especializado no cérebro e sistema nervoso central, o ortopedista é especializado no sistema musculoesquelético. Eles também podem trabalhar em conjunto.

Independentemente da área de formação do profissional, o médico especializado em cirurgia da coluna precisa estar credenciado para realizar cirurgias. A escolha mais assertiva será após entender a causa do problema, se está relacionada à estrutura esquelética ou ao sistema nervoso.

Alguns dos problemas que causam dores na coluna e que podem precisar da intervenção de um cirurgião de coluna são os seguintes:

5 Dicas para escolher um cirurgião de coluna

Confira, a seguir, cinco dicas fundamentais para escolher um bom cirurgião de coluna.

Pesquise sobre o profissional

O primeiro passo para escolher o melhor cirurgião de coluna é encontrar as opções disponíveis para você. Procure por médicos especializados que atendam na região em que você vive.

Após encontrar as opções, pesquise sobre a atuação do profissional, sua formação e especialização, nível de experiência em cirurgias de coluna e, também, se o profissional é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina e se é autorizado a realizar cirurgias de coluna.

Confira as avaliações dos pacientes

Além do currículo, o histórico de atendimentos também é importante. Checar a opinião de outros pacientes que se consultaram com esse profissional pode ajudar na decisão.

Há diversos sites de avaliação de profissionais médicos e, se ele está associado a algum hospital ou clínica de saúde, você pode procurar informações nas páginas da empresa, incluindo as redes sociais.

Saiba mais sobre os locais de atendimento

Para escolher o cirurgião de coluna ideal, também é importante pesquisar sobre os locais de atendimento. O recomendado é que seja perto de sua residência e de fácil acesso, para facilitar na hora de ir e voltar das consultas e do próprio procedimento cirúrgico.

Além disso, é importante descobrir como é a estrutura do consultório, clínica ou hospital em que o médico atende. O local possui todo o suporte técnico, tecnológico e humano necessário para o seu conforto e segurança? Confira, também, se o médico conta com uma equipe especializada, multidisciplinar e confiável para oferecer um atendimento completo e de qualidade.

Conheça a sua subespecialidade

Além de médico cirurgião, o profissional é especializado em coluna? Qual a experiência dele com essa especialidade? É importante checar se o médico é especialista em ortopedia e traumatologia, se é membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e, também, se ele tem se atualizado a partir de congressos e eventos sobre novas técnicas e tecnologias na cirurgia de coluna.

Peça indicações

As indicações de pessoas que fazem parte de seu círculo social são uma excelente alternativa para você sentir mais segurança no momento de procurar um profissional. Quando uma pessoa indica um profissional ou serviço, é porque ficou satisfeita com a qualidade do trabalho realizado associado a um bom atendimento.

Atividade Acadêmica

Ademais, se possível, verifique se o cirurgião exerce alguma atividade acadêmica, como ensino ou pesquisa, pois estes profissionais tendem a esta mais à par da literatura e dos avanços mais recentes disponíveis e com melhor evidência para os tratamentos de coluna. Como, por exemplo, o Dr. Rodrigo Amaral, que possui ampla atividade científica tendo publicado artigos nas mais renomadas revistas de coluna do mundo.

Conte com o Dr. Rodrigo Amaral

Após todas essas dicas, você encontrará um bom cirurgião de coluna para atender a sua necessidade. E a última dica é agendar uma consulta, pois este é o momento decisivo, no qual paciente e médico se conhecem e tiram todas as dúvidas referentes ao atendimento e procedimento cirúrgico.

O Dr. Rodrigo Amaral atende todos os requisitos acima. Ortopedista de formação, tem mais de 10 anos de experiência em cirurgia da coluna e é referência em cirurgia minimamente invasiva.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta!

Fontes:

Revisão médica: Dr. Rodrigo Amaral

Ortopedista especialista em coluna | CRM 129867 SP

Posts recentes:

Tratamento conservador ou cirurgia podem ser opção, dependendo do grau do problema A espondilolistese é

Conheça os procedimentos e saiba quando eles são indicados Hoje, existem diversos tratamentos disponíveis para

Procedimento tem sido considerado cada vez mais seguro com o passar dos anos, mas, como

Entre em contato conosco
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?