Cirurgias da coluna

As intervenções cirúrgicas na coluna visam corrigir lesões, deformidades e problemas degenerativos, restaurando o bem-estar do paciente

Indicada principalmente para casos em que não é possível proporcionar qualidade de vida ao paciente por meio das metodologias conservadoras, a cirurgia de coluna é uma intervenção que pode ajudar no tratamento de diferentes condições e doenças — que vão desde lesões a problemas degenerativos e deformidades. O procedimento recebe nome distinto conforme a patologia, região e técnica cirúrgica empregada.

cirurgia de coluna pode ser realizada com o intuito de solucionar problemas que afetam qualquer uma das estruturas que compõem a coluna: ossos (vértebras), articulações (discos e facetas) e nervos. A recomendação para a operação deve ser feita sempre por um ortopedista especialista em cirurgia da coluna, que leva em consideração fatores como os sintomas apresentados pelo paciente, bem como suas necessidades e demais características clínicas.

Vale lembrar que, embora a cirurgia de coluna seja realizada em uma estrutura bastante delicada, como a coluna vertebral, esta não é uma intervenção que necessariamente representa elevado risco ao paciente. Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento da Medicina, hoje é possível utilizar técnicas minimamente invasivas neste tipo de operação, garantindo assim maior segurança ao paciente.

Quais são as principais doenças que afetam a coluna?

A coluna é uma das estruturas mais importantes do corpo humano, uma vez que se responsabiliza por proteger a medula, absorver impactos, sustentar o tronco e possibilitar a movimentação. Formada por um sistema complexo de vértebras, discos intervertebrais, músculos, ligamentos e nervos, a coluna é essencial para a realização de praticamente qualquer atividade do cotidiano — das mais simples às complexas.

Justamente por conta de sua função de absorver impactos e garantir sustentação ao corpo, a coluna vertebral está constantemente sofrendo desgastes que podem levar a lesões e ao desenvolvimento de doenças degenerativas. Essas alterações, mesmo quando não são consideradas graves, podem trazer um grande transtorno ao paciente, causando dores e até mesmo dificuldades motoras.

Algumas das principais doenças que afetam esta estrutura e podem demandar a realização de uma cirurgia de coluna são:

Cirurgia de coluna: quando é necessário operar?

Um tratamento que envolve a coluna vertebral deve ser sempre individualizado, visando promover qualidade de vida ao paciente por meio do alívio das dores e correção das disfunções musculares e neurológicas. A indicação para a realização de uma cirurgia de coluna deve ser feita sempre com base nas opções que podem trazer mais benefícios para o bem-estar e conforto do paciente.

Independentemente do problema apresentado, normalmente é recomendado primeiro a utilização de metodologias conservadoras — como fisioterapia e uso de medicamentos para dor e fortalecimento muscular — para o tratamento das doenças de coluna.

Quando essas alternativas já não são mais capazes de aliviar os desconfortos associados ao problema ou impedir sua progressão, a cirurgia pode ser recomendada.  Nos casos em que a intervenção é indicada, os objetivos mais frequentes de uma cirurgia de coluna são:

Traumas, fraturas na coluna e lesões decorrentes de acidentes também podem levar à necessidade de se submeter a uma cirurgia de coluna, dependendo da extensão dos danos e suas consequências para a qualidade de vida do paciente.

Tipos de cirurgia de coluna e suas características

Como foi explicado, dependendo da região da coluna que é tratada, a cirurgia pode receber uma classificação específica. Existem 3 principais tipos de cirurgia de coluna, sendo eles:

Cirurgia de coluna lombar

A cirurgia de coluna lombar é realizada na região inferior das costas, geralmente é indicada para o tratamento de hérnias de disco, doenças degenerativas ou escoliose, embora possa ser aplicada no tratamento de outras doenças de coluna. O pós-operatório demanda cuidados específicos e as restrições de atividades variam de acordo com o caso do paciente.

Pede-se apenas para evitar permanecer muito tempo sentado na mesma posição e para fortalecer progressivamente os músculos estabilizadores da coluna.

Cirurgia de coluna cervical

A cirurgia de coluna cervical é uma intervenção que visa corrigir problemas que afetam a região do pescoço, e exige cuidados extras para o ganho progressivo da mobilidade vertebral.

Cirurgia de coluna torácica

Localizada entre a porção cervical e a lombar, a região torácica da coluna é uma região com menos movelarias e com menor índice de afecções, mas também é bastante complicada pela presença da medula espinhal.  Com o avanço da metodologia cirúrgica,  o tratamento envolve mínimo tempo de imobilidade, retorno gradual e a reabilitação com fortalecimento progressivo e atividade física regular.

Como é feita a cirurgia de coluna?

Existem diferentes metodologias que podem ser empregadas em uma cirurgia de coluna, cabendo ao cirurgião de coluna indicar a técnica mais adequada para cada caso. Em geral, os métodos minimamente invasivos são priorizados neste tipo de operação, uma vez que possibilitam uma recuperação mais rápida e oferecem menores riscos de complicações ao paciente.

As principais possibilidades cirúrgicas a partir dos métodos minimamente invasivos são as cirurgias percutâneas, vídeoassistidas, endoscópicas e atualmente as cirurgias robóticas. Cada uma dessas técnicas possui suas próprias vantagens e indicações, e a considerada mais adequada varia caso a caso. Vale destacar que, por mais seguras que sejam, assim como todo procedimento, também oferecem riscos e podem ser contraindicadas caso o paciente apresentar alguma condição impeditiva.

Seja qual for o método escolhido para a realização da cirurgia de coluna, um ambiente hospitalar é sempre necessário, assim como uma equipe especializada e multidisciplinar. O cirurgião faz um pequeno corte na região a ser operada, e é a partir desta incisão que serão inseridos os demais instrumentos cirúrgicos.

Todos os detalhes a respeito da operação, tais como a metodologia que será utilizada e todos os cuidados pré e pós-operatórios, devem ser esclarecidos previamente pelo cirurgião. É fundamental que o paciente entenda claramente o que será feito na cirurgia, quais os riscos que envolvem a intervenção e como deverá ser o período de recuperação após o procedimento.

Para saber mais sobre a cirurgia de coluna e tirar suas dúvidas a respeito deste tipo de intervenção, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Amaral.

Fontes:

Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?

Blog

Confira os últimos conteúdos

Como é o tratamento da espondilolistese?

Como é o tratamento da espondilolistese?

Tratamento conservador ou cirurgia podem ser opção, dependendo do grau do problema A espondilolistese é…

Quais os principais tipos de cirurgia na coluna?

Quais os principais tipos de cirurgia na coluna?

Conheça os procedimentos e saiba quando eles são indicados Hoje, existem diversos tratamentos disponíveis para…

Cirurgia de Coluna: Riscos

Cirurgia de Coluna: Riscos

Procedimento tem sido considerado cada vez mais seguro com o passar dos anos, mas, como…