Conheça tudo sobre a técnica minimamente invasiva e que pode acabar com algumas das principais dores na coluna
Muitas pessoas se perguntam se a ALIF é o melhor procedimento cirúrgico para dor na coluna. Uma dúvida que é comum junto aos leitores aqui do blog. Caso você também tenha questionamentos sobre a Fusão Intercorporal Lombar Anterior, o conteúdo que se segue é perfeito para esclarecer os principais pontos.
ALIF é a melhor cirurgia minimamente invasiva de coluna?
Existem algumas opções para tratar cirurgicamente as dores na coluna, como a ALIF, que é uma proveitosa opção de cirurgia minimamente invasiva de coluna. O grande diferencial da técnica é que ela é realizada pela barriga, através de uma pequena incisão.
Quem devo procurar para tratar minha dor na coluna?
O médico ortopedista ou neurologista especialista em tratamento de coluna, é o responsável por indicar a melhor técnica para o tratamento da sua patologia. No caso do ALIF, este é geralmente indicado para casos de:
- Doenças degenerativas discais;
- Estenoses de canal ou foraminais;
- Desalinhamento segmentar ou sagital;
- Espondilolistese;
- Hérnias de Disco;
- Curvaturas anormais da coluna vertebral em níveis inferiores da coluna;
- Fraturas;
- Tumores;
- Entre outras.
O que é ALIF?
ALIF é um procedimento que possibilita a colocação de um suporte mecânico que assegura uma estrutura que estabiliza e une vértebras, especificamente na parte inferior da coluna lombar. Em relação ao seu nome, é a sigla para Anterior Lumbar Interbody Fusion, Fusão Intercorporal Lombar Anterior.
ALIF é uma técnica minimamente invasiva?
Sim. Na prática, isso significa que o paciente passará por uma cirurgia que não danificará de forma considerável os tecidos corporais. Ou seja, não será preciso realizar uma grande abertura durante o procedimento.
Meu caso tem indicação de ALIF?
É preciso consultar seu médico de confiança para, então, a ALIF ser definida como o melhor procedimento para o caso. Qualquer análise feita sem consulta com um especialista não pode ser considerada.
Doenças que podem ser operadas com ALIF:
- Estenose de Canal
- Doença degenerativa do disco intervertebral;
- Escoliose degenerativa dos níveis inferiores da coluna;
- Espondilolistese degenerativa;
- Espondilolistese ístmica;
- Estenose foraminal;
- Hérnia discal lombar;
- Protrusão discal lombar.
Qual é o melhor tratamento para dor lombar?
Como existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para o tratamento da dor lombar, como a ALIF, é preciso consultar o médico para verificar quais caminhos são mais indicados.
O que está causando dor?
A causa da dor deve ser verificada por um médico especializado. Mas, de uma forma geral, podemos dizer que os principais problemas estão relacionados aos discos intervertebrais, nervos ou à musculatura.
O que devo esperar antes da cirurgia?
Antes da ALIF, o médico analisará 100% da sua condição física e emocional para o procedimento. Também, esclarecerá todos os detalhes sobre medicamentos, fisioterapia e técnicas que podem ou não ser realizadas em conjunto, dependendo do caso. No dia do procedimento, ocorre a internação, com a interrupção da alimentação e hidratação na noite anterior (você receberá todas as orientações do especialista).
O que acontece durante a cirurgia?
- Abordagem: é feita uma pequena incisão de um lado do abdômen. O médico toma todo o cuidado para afastar os vasos sanguíneos localizados nas adjacências da coluna;
- Discectomia: ocorre a remoção do disco (ou parte do disco) danificado ou doente;
- Implante: o médico coloca o implante (no local onde estava o disco danificado/doente), o que garante o suporte necessário para o crescimento do osso. Podem ser aplicados parafusos, âncoras e placas;
- Fixação: são aplicados parafusos ou uma pequena placa. Em alguns casos, pode ser colocado um par de âncoras. É um passo fundamental para a estabilização enquanto ocorre a fusão. Em alguns casos, é também necessária a colocação de parafusos e hastes posteriores.
O que devo esperar depois da cirurgia? (resultados)
Após a ALIF, o paciente permanece na sala de recuperação por aproximadamente três horas. Com uma nova avaliação médica, ocorre o encaminhamento para o quarto. O local da incisão pode permanecer dolorido nos dias seguintes ao procedimento, o que é normal. A alta (em cirurgias de menor porte, um a dois níveis), se tudo ocorrer conforme esperado, é no dia seguinte à cirurgia. O médico informará, nesse momento, todos os procedimentos necessários para uma recuperação tranquila e confortável. O paciente também recebe orientação sobre analgésicos e atividades que podem ou não ser realizadas.
Existem riscos envolvidos?
Como toda cirurgia, há riscos envolvidos. Com a ALIF não é diferente. Os principais problemas que podem surgir, raramente, são:
- Ejaculação retrógrada;
- Lesão nos vasos sanguíneos, alças intestinais e ureteres;
- Problemas com o dispositivo intervertebral;
- Ressecamento vaginal.
Dúvidas comuns
Posso tomar banho logo após a cirurgia?
Após a ALIF, você pode ter alguma dificuldade na hora do banho em razão da incisão. O médico passará todas as orientações necessárias. Mas a priori não há contraindicações
Vai ficar alguma cicatriz?
Sim, mas é uma cicatriz pequena, já que é uma cirurgia minimamente invasiva. Aliás, o tamanho da cicatriz pode variar conforme o tipo de incisão que o médico realizará.
Quando posso dirigir?
Isso varia para cada tipo de caso e intervenção. O médico esclarecerá todos os detalhes para que você possa retomar a direção normalmente.
Posso viajar?
Como geralmente são utilizados alguns implantes na ALIF, como parafusos e placas, os detectores de metais nos aeroportos podem apitar. Mas, você não precisa se preocupar com isso. Caso você peça, o médico irá fornecer um cartão de identificação do paciente, que deverá ser apresentado às autoridades responsáveis no aeroporto. No entanto, são raros os casos em que os detectores de metal são acionados para estes tipos de implantes.
Entre em contato para saber mais sobre o assunto e agende uma consulta!
Fontes: