menino com escoliose

Como saber se tenho escoliose?

A escoliose idiopática do adolescente é uma alteração da coluna vertebral muito mais comum em mulheres e com opções diversas de tratamento

Uma das funções da coluna vertebral é a de manter a postura ereta do indivíduo, o que é possível devido à sua estrutura semirrígida e vertical. Porém, essa anatomia natural pode ser influenciada por um acúmulo de hábitos inadequados ao longo da vida que gradativamente forçam o eixo vertical do corpo humano para um dos lados, causando uma curvatura lateral da coluna vertebral, a escoliose. Além da posição inadequada, existem outras causas para esse quadro ortopédico que serão vistas adiante.

Dado que uma das principais perguntas nas consultas em um consultório de ortopedia é a “como saber se tenho escoliose?”, neste texto são apresentados os principais sinais da escoliose e as causas desse desvio da coluna. É válido ressaltar que dependendo do grau de curvatura da escoliose, as consequências podem ser estéticas e funcionais.

Quais as causas?

As causas são diversas, e podem tanto estar relacionadas a questões genéticas quanto a traumas ou hábitos posturais inadequados. Assim, se você também se questiona “como saber se tenho escoliose?”, é importante verificar esta lista das principais causas desse desvio da coluna:

  • Anomalias congênitas (presentes desde o nascimento);
  • Doenças neuromusculares;
  • Tetraplegia ou paraplegia;
  • Degeneração discal e muscular (Escoliose do Degenerativa do Adulto)
  • Crescimento acelerado na infância e adolescência;
  • Paralisia cerebral;
  • Causas desconhecidas, chamadas “idiopáticas” (Mais frequentes).

A escoliose pode ser hereditária?

Sim, há indícios de que a escoliose pode ser hereditária. Porém, apesar de todos os estudos e pesquisas científicas já realizados nessa área, ainda não foi possível identificar o gene associado à escoliose e sua forma de herança, quando falamos da escoliose idiopática do adolescente.

Como saber se tenho escoliose?

Diversos fatores podem ser levados em consideração para saber se você tem escoliose ou para ao menos questionar-se sobre essa hipótese e buscar atendimento médico especializado como um ortopedista de coluna.

Identificando os sintomas

Como a escoliose pode gerar uma alteração visível em algumas regiões do corpo, o primeiro passo para identificar e saber se você tem é fazer uma análise visual do próprio corpo em frente a um espelho. Os níveis mais leves de desvio podem nem ser perceptíveis visualmente, mas podem ser notados quando a pessoa se deita de bruços e outra pessoa faz a palpação de toda a coluna vertebral para avaliar a linearidade e simetria.

Outros sinais que ajudam a direcionar o diagnóstico são:

  • Um ombro mais alto que o outro;
  • Mamas com altura assimétrica;
  • Sensação de que um membro (perna ou braço) é mais longo que o outro;
  • Costelas elevadas de um lado.

Procurando um ortopedista especializado em coluna

ortopedista especializado em coluna é o médico que pode responder a dúvida “como saber se tenho escoliose?”, que é tão frequente nos consultórios, principalmente entre as pacientes do sexo feminino. A experiência desse profissional permite avaliar a estrutura da coluna vertebral do paciente em um exame físico para verificar se há sinais de desvio lateral e, assim, proceder com uma investigação diagnóstica, que inclui exames de imagem.

É também esse profissional que vai guiar o tratamento, que dependendo do grau de curvatura pode incluir sessões de fisioterapia, uso de coletes ortopédicos ou até mesmo cirurgia de correção da escoliose.

Como o Dr. Rodrigo Amaral pode te ajudar?

O Dr. Rodrigo Amaral é ortopedista especializado em coluna e pode te ajudar a responder a grande dúvida “como saber se tenho escoliose?” através de uma consulta bem detalhada, exame físico e investigação diagnóstica completa.

Entre em contato para saber mais sobre e agende uma consulta! 

Revisão médica: Dr. Rodrigo Amaral

Ortopedista especialista em coluna | CRM 129867 SP

Posts recentes:

Tratamento conservador ou cirurgia podem ser opção, dependendo do grau do problema A espondilolistese é

Conheça os procedimentos e saiba quando eles são indicados Hoje, existem diversos tratamentos disponíveis para

Procedimento tem sido considerado cada vez mais seguro com o passar dos anos, mas, como

Entre em contato conosco
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?