Com tecnologia de ponta e conhecimento técnico, o profissional consegue realizar diversos procedimentos com segurança e eficiência como a cirurgia minimamente invasiva da coluna.
Como o nome já indica, o especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna é o profissional que consegue realizar procedimentos cirúrgicos que geram menos agressão aos tecidos do corpo. Em outras palavras, o paciente sofre menos, já que não são necessárias grandes manipulações dos tecidos (da pele e músculos) durante a operação. Apenas pequenas incisões são feitas.
Esse especialista consegue operar com total garantia de sucesso. Para tal, é fundamental que tenha experiência e saiba utilizar a tecnologia disponível.
O que são cirurgias menos invasivas da coluna?
Em uma cirurgia tradicional, o profissional realiza grandes aberturas nos tecidos da pele do paciente, para conseguir visualizar o que precisa ser operado. No caso do especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna, isso não é necessário.
A cirurgia minimamente invasiva é feita a partir de pequenas incisões. Esses pequenos furos possibilitam, no caso das cirurgias endoscópicas, a entrada de um equipamento que transmite em tempo real as imagens da coluna do paciente.
Já no caso de cirurgias tubulares, o furo permite a colocação de um tubo que permite ao médico ter uma visualização necessária das estruturas para realizar a cirurgia. Assim, em qualquer dos casos, permitindo ao especialista uma completa visualização das reais condições da coluna.
Quais problemas ou doenças podem ser tratadas pela cirurgia minimamente invasiva da coluna?
O especialista consegue realizar diversos procedimentos técnicos de alta complexidade com total segurança. Confira os problemas ou doenças da coluna que podem ser tratados de forma minimamente invasiva:
- Hérnias de Disco;
- Doenças degenerativas do disco;
- Estenose foraminal;
- Espondilolistese;
- Espondilodiscite;
- Estenose lombar (alguns casos) e cervical;
- Fraturas (alguns tipos);
- Hérnias de discos: lombar ou cervical;
- Instabilidade da coluna vertebral;
- Osteofitose (bico de papagaio).
Quais os tipos de cirurgia minimamente invasiva?
Cirurgia endoscópica da coluna vertebral
Este tipo de procedimento realizado pelo especialista é considerado como o mais moderno da área. Para tal, o profissional utiliza um endoscópio com apenas um centímetro de diâmetro. A metodologia possibilita alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte, sendo indicada para:
Artroplastia da coluna vertebral
Tem como objetivo a substituição do disco intervertebral. Neste caso, o especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna consegue realizar o procedimento com total segurança. Em outras palavras, tirar o disco danificado e realizar a troca. Uma técnica muito indicada em casos de discopatia, hérnias de disco, dor lombar ou dor cervical. Benefícios:
- Permite a movimentação da coluna vertebral;
- Evita sobrecarga das vértebras adjacentes.
Fixação percutânea da coluna vertebral
Uma técnica utilizada pelo especialista para inserção de implantes sem a necessidade de realizar extensa invasão da musculatura posterior.
Artrodese da coluna
O especialista realiza artrodeses da coluna lombar de maneira minimamente invasiva ao utilizar equipamentos modernos que permitem abordagem efetiva com menos danos a musculatura. Também são utilizadas vias com menores danos ao paciente.
Hoje em dia, técnicas minimamente invasivas podem ser empregadas para tratar quase qualquer patologia degenerativa da coluna. O Dr. Rodrigo Amaral, usa sempre que possível, as técnicas de ALIF e LLIF para tratamento das patologias lombares.
Quais as vantagens da cirurgia minimamente invasiva?
- A recuperação é mais rápida;
- As dores no pós-operatório são menores;
- As incisões são menores;
- Há menos sangramento;
- O tecido do corpo sofre menos;
- O risco de infecção é menor.
Como é a recuperação depois de uma cirurgia minimamente invasiva da coluna?
Quem é acompanhado por um especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna sabe que ficará internado menos dias. Normalmente a alta é após um ou dois dias. Por não causar danos graves aos tecidos, as dores no pós-operatório são reduzidas. Todavia, mesmo assim, o recomendado é repouso durante as duas semanas seguintes. A reabilitação por meio da fisioterapia deve ser mantida, como nos procedimentos tradicionais.
Quais os riscos na realização de uma cirurgia na coluna?
- Déficits neurológicos: dor residual, parestesia ou alteração de força muscular;
- Há a possibilidade de reação adversa ao anestésico;
- Infecções localizadas;
- O paciente pode perder sangue de forma inesperada durante o procedimento;
- Retorno dos sintomas. Por exemplo, no caso de recidiva da hérnia de disco;
- Trombose, infarto, pneumonia e outros problemas clínicos podem ocorrer.
Qual especialista devo procurar para uma cirurgia minimamente invasiva da coluna?
É preciso ter confiança no seu especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna, assim como ocorre com qualquer outro profissional com tamanha responsabilidade em mãos. O ideal é você realizar uma boa pesquisa sobre o currículo do médico, conversar com amigos e familiares e observar a avaliação do seu nome no mercado de trabalho.
Entre em contato para saber todos os detalhes do trabalho de um especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna e agende uma consulta!
Fontes: