fratura na coluna

Fratura na coluna: como acontecem e como tratá-las

Lesão geralmente ocorre por causa de traumatismos de grande impacto, mas também pode ter relação com envelhecimento e osteoporose

A coluna vertebral é uma das estruturas mais importantes do corpo humano, sendo composta por 33 vértebras que são interpostas por discos intervertebrais e conectadas por articulações e ligamentos. Sua principal função é a de garantir sustentação da postura, possibilitando a movimentação dos membros e protegendo a medula espinhal. Algumas situações podem resultar em fratura da coluna, uma circunstância que precisa de atenção e acompanhamento.

A ocorrência de uma fratura é relativamente comum e, embora seja uma condição que assuste, a muitos dos casos pode ser tratados de maneira tranquila, sem consequências sérias para a saúde do paciente. Apesar disso, é sempre necessário que o paciente passe por uma avaliação quanto à gravidade da condição.

Como acontece uma fratura na coluna?

Em adultos, a fratura quase sempre é resultante de um trauma de grande energia, tais como os sofridos em acidentes automobilísticos ou queda. Já em pacientes mais idosos, conforme o organismo envelhece, se tornam mais comuns as fraturas patológicas associadas à perda óssea causada pela osteoporose ou desenvolvimento de tumores.

Em crianças, embora a fratura também possa ser decorrente de acidentes, sempre deve-se investigar a possibilidade de agressão ou de outras doenças de base.

Quais são os tipos de fratura na coluna?

Os tipos são divididos de acordo com os mecanismos que geraram o trauma:

Fratura por compressão

É muito comum em pacientes com osteoporose ou outras doenças que levam ao enfraquecimento ósseo. Este tipo de fratura na coluna ocorre por causa de pressão excessiva sobre a estrutura que está fragilizada.

Fratura por explosão

Esta fratura na coluna é causada por um traumatismo mais significativo, e acontece quando o osso é esmagado, causando diversas fraturas. Em alguns casos, os fragmentos ósseos podem comprimir o canal vertebral da medula espinhal e raízes nervosas.

Fratura por flexão-distração

Típica de acidentes automobilísticos, em que o corpo da pessoa é jogado bruscamente para a frente, esta fratura na coluna ocorre quando a estrutura é flexionada rapidamente e depois sofre uma brusca desaceleração. Este tipo de fratura geralmente é acompanhado de lesão dos ligamentos da coluna.

Fratura-luxação

Resulta também no deslocamento da coluna, destacando-se por ser uma fratura instável e causada por trauma de alta energia.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de uma fratura na coluna podem variar de acordo com o tipo e local da lesão, mas os mais comuns são:

  • Dor localizada;
  • Inchaço na região da coluna espinhal;
  • Fraqueza nos braços ou pernas;
  • Dormência nos membros;
  • Dor que irradia para algum membro;
  • Dificuldade para andar ou se movimentar.

Como é diagnosticada?

A maioria das fraturas na coluna pode ser diagnosticada por meio de uma radiografia simples, mas muitos casos exigem também uma tomografia ou ressonância magnética, que possibilitam uma melhor visualização das estruturas neurológicas, discais e ligamentares.

Como tratar uma fratura na coluna?

Assim como os sintomas, o tratamento para uma fratura na coluna varia conforme a gravidade, o tipo e o local da lesão. O uso de medicamentos para dor e anti-inflamatórios é importante na fase aguda da fratura, em que também pode ser recomendado repouso relativo do paciente. O uso de coletes ortopédicos pode ser necessário para a estabilização da estrutura até a consolidação da fratura.

No entanto, alguns casos exigem intervenção cirúrgica, um procedimento indicado quando a fratura na coluna leva à lesão neurológica ou é muito instável. Existem diferentes opções de tratamento cirúrgico, mas as metodologias minimamente invasivas atualmente são as preferenciais, quando há possibilidade de utilizá-las.

Entre em contato para mais informações e agende uma consulta!

Fontes:

Revisão médica: Dr. Rodrigo Amaral

Ortopedista especialista em coluna | CRM 129867 SP

Posts recentes:

Tratamento conservador ou cirurgia podem ser opção, dependendo do grau do problema A espondilolistese é

Conheça os procedimentos e saiba quando eles são indicados Hoje, existem diversos tratamentos disponíveis para

Procedimento tem sido considerado cada vez mais seguro com o passar dos anos, mas, como

Entre em contato conosco
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais informações?