Saiba quando é indicado procurar por esse profissional e em quais casos a cirurgia é recomendada
Com o objetivo de auxiliar pacientes com problemas de coluna, esse artigo vai explicar, detalhadamente, quando procurar um médico especialista em cirurgia de coluna. Estudos estimam que cerca de 80% das pessoas sofrerão com dor na coluna vertebral em algum momento da vida.
Em geral, os sintomas agudos desse problema podem ser manejados por clínicos gerais ou ortopedistas. Além do mais, é de extrema importância passar por uma avaliação inicial com um médico de sua confiança, pois esse diagnóstico definirá se o seu problema está, ou não, associado à coluna vertebral. E, em caso afirmativo, é possível que você seja transferido para um médico especialista em cirurgia de coluna.
Em algumas situações, o diagnóstico inicial pode até mesmo não indicar um problema mais sério. Contudo, se os sintomas na coluna vertebral persistirem, a melhor decisão a se tomar é buscar a ajuda de um médico especialista em cirurgia de coluna.
Como escolher um médico especialista em cirurgia de coluna?
Antes de buscar um bom médico especialista em cirurgia de coluna, verifique sua especialização na Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), órgão nacional regulador da prática no país. Para obter o título de especialista, o profissional deve ter concluído os seis anos de Medicina, realizado residência médica em Ortopedia e Traumatologia ou Neurocirurgia e ter concluído um treinamento seguido de uma prova de título.
O médico especialista em cirurgia de coluna tem uma formação de três anos de residência médica em situações de problemas musculoesqueléticos, além dos dois anos subsequentes na especialização de cirurgia da coluna.
Quando a cirurgia se faz necessária
A coluna vertebral é, sem dúvida, umas das mais importantes regiões da estrutura corporal, pois é formada por 33 vértebras conectadas a muitas articulações. Embora seja uma região consideravelmente delicada, a coluna vertebral, em geral, é acometida por doenças de fácil tratamento, como medicamentos e sessões de fisioterapia e massoterapia.
Um médico especialista em cirurgia da coluna vertebral deve ser procurado em casos de doenças degenerativas ou em situações de dor intensa na coluna, como tumores, fraturas e deformidades.
Durante muito tempo, a cirurgia de coluna era considerada um procedimento invasivo e extremamente delicado, que oferecia riscos sérios ao paciente. No entanto, os avanços da tecnologia e de estudos científicos hoje garantem maior segurança durante a intervenção cirúrgica. A cirurgia de coluna vertebral pode ser realizada através de técnicas minimamente invasivas, auxiliadas por endoscópios ou aparelhos introduzidos com pequenas incisões na pele.
Mais detalhes sobre a cirurgia
Com relação à duração média da cirurgia, estima-se que ela seja realizada entre 40 e 60 minutos, possibilitando alta hospitalar ao paciente no mesmo dia. Existem tipos distintos de cirurgia e o próprio médico especialista em cirurgia da coluna é quem deve indicar a opção mais adequada para o paciente.
O pós-operatório é único para cada paciente e envolve a realização de sessões de fisioterapia e exercícios para reabilitação da musculatura, que deve ser acompanhado sempre pelo médico especialista em cirurgia da coluna. Em um primeiro momento, é fundamental que o paciente faça repouso ativo e evite impactos na região operada.
Existem muitas doenças que podem acometer a coluna vertebral. Algumas das mais conhecidas são:
- Hérnia de disco lombar;
- Hérnia de disco cervical;
- Dor ciática;
- Escoliose;
- Cisto em coluna;
- Fratura por osteoporose.
- Metástase vertebral;
- Discite;
Caso a dor nas costas venha sendo uma constante, entre em contato com o seu ortopedista para entender a real necessidade em se procurar um médico especialista em cirurgia da coluna. Em casos afirmativos, você poderá contar com o Dr. Rodrigo Amaral, especialista no ramo.